OPORTUNIDADES NA LIGA

A LIGA TEM MUITAS OPORTUNIDADES INCRÍVEIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E, PRINCIPALMENTE, PROFISSIONAL. PARA ISSO, LEIA UM POUCO SOBRE O NOSSO TRABALHO E DESCUBRA AQUI, NESTE TEXTO, QUAIS SÃO ESSAS OPORTUNIDADES E COMO PARTICIPAR!

PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS EM 2014.2

  • Clube da Inovação

Baseado no premiado Células Empreendedoras, caracteriza-se por uma metodologia para programas de extensão coletivos no qual objetiva-se, criar um meio que se visualize e se viabilize as possibilidades de empreender: ideias, sonhos, vidas, carreiras, sempre de maneira colaborativa numa relação que visa promover o desenvolvimento de todos que são parte da rede Células Empreendedoras (alunos, professores, empresários, gestores de ensino, entre outros atores do ecossistema).

  • Start-Up Weekend

É um evento que já teve edições em mais de 400 cidades ao redor do mundo. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar uma boa ideia de negócio em uma startup viável.

  • Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) não é apenas uma Semana, é um movimento global que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Neste movimento participam mais de 130 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Durante o mês de Novembro acontecem atividades diversas – de palestras a competições –, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.

  • Cursos de Capacitação

Através da permanente pesquisa, buscar temas atuais e de relevância para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, tendo como meta contribuir para que os mesmos conquistem um melhor espaço no mercado de trabalho.

  • Revista Multimídia de Economia Criativa

O espetáculo crescente de novas tecnologias faz com que, cada vez mais, as revistas impressas se configurem como um veículo multiplataforma. Para atender as exigências identificadas nesse novo cenário do mercado, a Revista em Plataforma Multimídia da Liga visa informar o público acerca do cenário da Economia Criativa em Recife, no Brasil e no mundo.

  • Mapeamento do Mercado da Economia Criativa em Recife

Os profissionais da Indústria Criativa do Brasil, que atuam em áreas que têm a criatividade como parte principal do processo produtivo, como Artes; Música ou Publicidade. Enquanto o rendimento mensal médio do trabalhador brasileiro é de R$ 1.733, o dos profissionais criativos chega a R$ 4.693. Mas, qual a realidade desse mercado aqui em Recife? Quais são e como se comportam as empresas líderes e promissoras nesse setor? O mapeamento dessa realidade é a chave para responder essas e outras perguntas.

  • Assessoria à Pesquisa de Iniciação Científica

Prestar assessoria quanto à adequação do tipo de pesquisa para cada caso, metodologia, técnica de coleta de dados, definição amostral, etc visa contribuir para o estímulo e qualidade da cultura de pesquisa e extensão dentro da Universidade. A norma é trabalhar sempre em clima de colaboração e confiança mútua, de modo que informações e ideias pertinentes ao assunto a ser pesquisado possam ser livremente trocadas e discutidas, com garantia de absoluta confidencialidade.

CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO

É necessário que o candidato seja estudante de Administração na FCAP-UPE e esteja matriculado na Universidade.

PERFIL DO VOLUNTÁRIO PROCURADO

  • Comportamento esperado: Empatia; Empreendedorismo; Visão crítica; Responsabilidade Social.
  • Habilidades a desenvolver com a liga: Marketing Pessoal; Negociação; Criatividade; Planejamento; Trabalho em equipe; Liderança.
  • Pontos fortes do trabalho na liga: Flexibilidade; Autonomia; Inovação; Abertura a novas ideias; Empreendedorismo.
  • Responsabilidades do voluntário: Negociar com stakeholders; Planejar o projeto; Promover e divulgar; Realizar mapeamentos financeiros; Fazer estudos de viabilidade.

ETAPAS

  • Inscrições: De 26 de Agosto à 05 de Setembro, pela internet.
  • Entrevistas Coletivas: De 08 à 13 de Setembro, na FCAP.
  • Entrevistas Individuais: De 16 à 20 de Setembro, na FCAP.
  • Resultado dos aprovados: Em 21 de Setembro.

A IMERSÃO

 Este será um período de treinamento dos novos voluntários para a compreensão da cultura da Liga e a definição das diretrizes dos projetos a serem executados.

  • Alinhamento Cultural: De 22 à 27 de Setembro.
  • Alinhamento Estratégico: De 29 de Setembro à 03 de Outubro.
  • Conferência de Imersão:  Em 04 de Outubro.

INSCREVA-SE AQUI 

SLOGAN liga

MAS, O QUE É UMA LIGA?

As Ligas Universitárias são grupos formados por estudantes que possuem o objetivo de lapidar a formação profissional dos universitários para uma área de atuação específica.

O start de trazer o mercado da Economia Criativa para a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE) aconteceu no mês de Novembro, em 2013.

Nós, da Liga Universitária de Economia Criativa FCAP-UPE, formamos uma associação jovem e sem fins lucrativos que promove a conexão entre o universitário e o mercado de trabalho da economia criativa. Fazemos isso sem ideais políticos ou partidários, sem viés mercadológico em relação ao nosso produto, e também sem intuito de gerar impacto na base da pirâmide social. O nosso propósito é tornar o universitário um profissional capaz de enxergar e criar oportunidades no cenário da economia criativa.

Visão: Ser o polo catalisador da Economia Criativa em Recife. 

Missão: Fomentar as perspectivas de mercado da Economia Criativa, através de estímulo, capacitação e apoio aos estudantes.

Valores: Comprometimento para a conquista de resultados; Inconformismo constante para impulsionar a inovação; Espírito empreendedor; Qualidade nos serviços e procedimentos; Abertura e sinceridade para a exposição de ideias.

Conceito de Economia Criativa – É a busca por uma nova forma de utilização do capital e criatividade humana, para trazer novos modelos de negócios e canais de distribuição que agreguem valor à sociedade, independente do lugar onde a pessoa esteja inserida.

COMO FUNCIONA A NOSSA LIGA?

A liga de Economia Criativa tem uma estrutura organizacional que foge das estruturas convencionais. Optamos por utilizar uma estrutura em células, onde todos os voluntários estão no mesmo nível hierárquico.

estrutura em célula da liga

  • Equipe de Desenvolvimento de Projetos

É responsável pela execução e o bom desempenho dos projetos que a liga pretende realizar no semestre. Cada projeto possui 02 (dois) voluntários responsáveis. Os voluntários traçam as estratégias de planejamento e execução do projeto e possuem um período de atuação determinado em 02 meses.

  • Equipe Executiva

É composta por voluntários que assumem o compromisso com a liga por, no mínimo, 06 meses. Esta equipe é a responsável por orientar, monitorar e desenvolver a equipe de projetos.

Esta equipe é composta pelas seguintes áreas:

Desenvolvimento Humano: É responsável pela cultura da liga, processos de seleção e transição, acompanhamento do desempenho e capacitação dos voluntários.

Gerenciamento da Informação: É responsável pelo controle financeiro, gerenciamento das informações da liga, e também pelo controle da qualidade e excelência em gestão.

Relações Públicas: É responsável por desenvolver o reconhecimento, o relacionamento, a relevância e a reputação da Liga.

Pesquisa e Desenvolvimento: É responsável pela concepção, estudo de viabilidade e estruturação do escopo dos projetos da liga.

Desenvolvimento de Mercado: É responsável pela análise, negociação e fidelização de stakeholders, através dos processos de gerenciamento das contas (parcerias) e de inteligência de mercado.

  • Conselho de Allumni

Allumni são ex-voluntários de alta performance da liga, responsáveis por orientar o líder nas tomadas de decisões e por assessorar a equipe executiva.

  • Líder

É responsável por integrar a equipe, estimular a alta performance nos voluntários e estabelecer o forte relacionamento da Liga com os diferentes stakeholders. O exercício mínimo é de 01 ano.

logo ligaupe

Anúncios

2 comentários sobre “OPORTUNIDADES NA LIGA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s